sábado, 20 de outubro de 2012

A moeda falsa.

Qual a moeda mais pesada?
Entre 9 moedas uma é falsa sendo mais pesada do que as restantes.
Podes efectuar apenas 3 pesagens para descobrir qual das moedas é falsa.
Como fazer?
E será possível descobrir fazendo só duas pesagens?

4 comentários:

Carolina disse...

-Primeiro colocam-se três moedas de um lado e três do outro e as restantes ficam de fora. O prato que descer mais é o que tem a moeda mais pesada. Mas se a moeda estiver nas outras três fica equilibrada.
- Depois pegamos nas três moedas onde está a mais pesada e colocam-se 2 num prato e 1 no outro. Se ficar equilibrado é porque ela era a que estava sozinha, se o prato que tem duas descer mais tem que se fazer a 3ª pesagem.
- coloca-se as duas moedas que estavam juntas uma em cada prato e a que for mais pesada é a que desce mais.

Carolina

Carolina disse...

Olá, Stor!

Pensando melhor...

-Primeiro põem-se quatro moedas de cada lado da balança. Se os pratos ficarem equilibrados, a moeda é a que ficou de fora. Se não for essa a moeda, verifica-se qual o prato que está mais pesado.
-Retira-se tudo da balança e colocam-se as quatro moedas que pesavam mais na pesagem anterior, duas em cada prato. O prato que pesar mais é o que contém a moeda procurada.
- Por último, retira-se tudo da balança e coloca-se uma moeda em cada prato, que são as moedas correspondentes às que estavam no prato que pesava mais na pesagem anterior. O prato que descer mais é o que contém a moeda mais pesada.

Alexandre Alípio disse...

Sim, é possivel. Fazendo três grupos de três moedas e colocar dois deles nos pratos. Depois o prato que estiver mais em baixo é o que contém a moeda ( se os pratos ficarem equilibrados é sinal que a moeda está no grupo que ficou de fora). Tiramos as moedas dos outros grupos para fora e coloca-mos duas das moedas do grupo mais pesado uma em cada prato da balança e o prato que estiver mais em baixo é o que tem a moeda falsa(mais uma vez se os pratos estiverem equilibrados é porque a moeda está do lado de fora).

Tozé Franco disse...

Parabéns aos dois.